SIGA-NOS

O dia que Guto Ferreira foi campeão gaúcho com o Inter

Mesmo permanecendo um bom tempo afastado do clube, a passagem atual de Guto Ferreira pelo Internacional não foi a primeira no comando da equipe gaúcha. Aliás, o início de sua trajetória como técnico ocorreu nas categorias de base do colorado, até que ele, finalmente, recebeu uma oportunidade no time profissional. Durante a primeira passagem que teve no Inter, Guto teve o mérito de conquistar um título, o do Campeonato Gaúcho.

Em 2002, Ivo Wortmann foi a aposta da direção colorada para comandar a equipe. No entanto, o início de trabalho de Wortmann foi bastante insatisfatório, acumulando desclassificações na Copa Sul-Minas e na Copa do Brasil. Portanto, diante dos maus resultados, a diretoria buscou um novo técnico, decidindo dar uma oportunidade à Guto Ferreira, que fazia um belo trabalho na base e sendo, inclusive, campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 97.

Ao assumir o cargo de treinador, Guto logo classificou o colorado para a final do Campeonato Gaúcho, vencendo o São Gabriel, fora de casa, por 3 a 1. No regulamento daquele ano, as equipes que passaram da primeira fase foram realocadas em dois grupos e os primeiros colocados de cada um disputariam a final. Portanto, o Internacional teria pela frente o 15 de Novembro, que foi o campeão de seu grupo, à frente do próprio Grêmio.

Na primeira partida da decisão, em Campo Bom, o Inter iniciou muito bem o jogo, abrindo 1 a 0 logo no primeiro minuto de partida, com Diogo Rincón. Contudo, os donos da casa não desistiram e empataram o confronto, aos 42 minutos. No segundo tempo, mais uma vez, o Inter assumiu a liderança do placar, com Fernando Baiano, e o 15 de Novembro empatou em seguida; mas os colorados não se acomodaram com o bom empate e fizeram 3 a 2, com mais um gol de Baiano, levando uma bela vantagem para a partida final.

No jogo decisivo, disputado no estádio Beira-Rio, o Internacional teve mais facilidade e, curiosamente, fez dois gols nas acréscimos de cada tempo, com Fábio Pinto, aos 46 do primeiro tempo, e com Fernando Baiano, aos 48 do segundo. A vitória por 2 a 0 deu o título gaúcho para o Inter, que iniciou ali o tetracampeonato de 2002 a 2005.

No decorrer daquela temporada, Guto Ferreira foi substituído por Celso Roth. Contudo, mesmo estando pouco tempo no comando do Internacional, o treinador pode dizer que já foi campeão no clube. Falando nisso, o torcedor espera que, nessa segunda passagem, Guto possa conquistar ainda mais títulos pelo colorado.

Todo conteúdo postado nas editorias é independente e de responsabilidade dos seus criadores. Não expressando, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site .

Copyright © 2016 Inferno Meu Destino